Oi pessoal,
Eita que tem gente que tá numa ansiedade só querendo saber logo de todas as dicas para a Colômbia então resolvi fazer uma postagem só bem sucinta com nossas experiências, locais que mais gostamos, como dividimos os dias entre cada cidade, locais para comer lógico 🙂 e passeios imperdíveis.
Para quem ainda não viu a postagem com os gastos médios com passagem, hospedagem, transporte e alimentação pode tá clicando aqui.
Então beleza…
Chegada na Colômbia
Saímos do Brasil (RJ-Galeão) 1h25 da madrugada de domingo dia 1 de outubro com conexão no Panamá (Vôo de 7h de duração) e depois do Panamá para Bogotá chegando na cidade bem na hora do almoço.
Nossa divisão ficou da seguinte forma 1 dia e meio em Bogotá na chegada e 1 dia na partida, Cartagena 3 dias e San Andres 3 dias e meio . De cara já digo que foi corrido e se você puder ficar mais dias vai aproveitar bem mais. Indico uns 3 dias pra Bogotá, 3 a 4 pra Cartagena para fazer os passeios próximos e 4 dias para San Andres ou mais se for para Ilha de Providência e Santa Catalina ( in my opinion, fãs de The Good Wife entenderão kkk).
Dia 1: Bogotá
Chegamos na cidade de Bogotá bem na hora do almoço, deixamos as malas no hotel e fomos direto para o Restaurante Andres Carne de Res DC andando mesmo, ficava bem próximo (Calle 82 #12-21 Dentro del centro comercial El Retiro, Bogotá, Colômbia).
Esse restaurante é uma parada obrigatória sem dúvida não exatamente pela comida mas pelo conjunto da obra. Ele tem uma decoração bem peculiar e rústica dividido em vários andares com o mesmo menu. Os atendentes são super atenciosos, o cardápio é extremamente extenso e os pratos tidos como favoritos da casa são os de carne. Alguns artistas ficam percorrendo o salão cantando músicas, recitando e dando boas vindas para os turistas distribuindo faixas.
É uma experiência completamente diferente e vale sim muito a pena. A comida também é boa só que achei o menu muuito grande (uma revista com umas 76 páginas kkk sem exagero, pode conferir aqui) para quem é indeciso aconselho já sair daqui com o prato escolhido hehehe 🙂
Depois retornamos para o hotel e a intenção era ir até o Museu do Ouro ( fecha às 16h) e Museu de Botero (fecha às 17h) e como demoramos no restaurante e vimos que não ia dar tempo fomos somente até o Cerro de Monserrate (11.000 ida e volta) mas aconselho se você tiver tempo a ir nos museus. Subimos de teleférico e descemos de funicular.
Vale muuito a pena, esse passeio considero imperdível porque a vista da cidade lá de cima é simplesmente de perder o fôlego ( literalmente devido a altitude kkk ).
Saímos da serra e fomos para a Plaza Bolívar só que não gostei muito dela a noite, achei um pouco perigoso. Fui direto num local chamado La Puerta Falsa que vende doces bem típicos, a maioria com côco que lembra nossa cocada por isso não comprei e doce de leite, ou seja, um pouco enjoativos. Comprei um chamado marquesa que seria o mais tradicional mas era uma casquinha com puro açúcar e o recheio não muito legal :/
Nessa mesma rua tem uns restaurantes super tradicionais para não dizer antigos com comida colombiana para quem gosta de se aventurar.
Depois desse passeio rápido pelo centro a intenção era jantar no Crepes e Waffles porém já estava fechado. Voltamos e jantamos no hotel mesmo e foi uma surpresa deliciosa. Estávamos muito cansados pois na realidade saímos de casa 5h da manhã de sábado fomos para Brasília, depois RJ onde ficamos o dia inteiro no aeroporto aguardando o vôo que só saiu de madrugada, estão pensando que vida de viajante de promoção é fácil? né não kkkk
Dia 2: Bogotá – Cartagena
Dia seguinte exploramos um pouco a área próxima ao hotel e fomos providenciar um chip para usar a internet. Compramos um chip da claro numa rede de supermercados chamada Carulla e deu tudo certo.
Tinha escolhido um restaurante chamado Club Colômbia só com comidas típicas mas o marido achou que não ia dar tempo por causa do nosso vôo para Cartagena, dessa forma almoçamos no Crepes & Waffles do Aeroporto El Dorado.
Chegamos em Cartagena umas 16h30 e ficamos de boca aberta com o hotel ES-PE-TA-CU-LAR 😮
Super bem localizado em Boca Grande, bem no centro e do ladinho do shopping com tudo que precisamos desde caixa eletrônico a restaurantes e algumas lojinhas porque ninguém é de ferro.
Como chegamos já no fim da tarde não programamos nenhum passeio e nem nada especial, nosso jantar foi num restaurante chamado Semolina que fica dentro do Plaza Boca Grande e a sobremesa sorvete no Crepes & Waffles que tinha bem do ladinho.
Dia 3 : Cartagena
Aí sim, dia de explorar a Cidade Amuralhada depois de uma café maravilhoso no próprio hotel com uma variedade enorme de pães, sucos, frutas, arroz, enfim… isso mesmo kkk arroz tipo um baião de dois, super normal no café da manhã de lá além das empanadas que são fritas e arepas.
A Torre do Relógio fica logo bem na entrada, depois andando pelas ruas e suas casas coloridas fui descobrindo a la Paleteria que foi bem na hora certa porque o sol estava de rachar, lá só aceita dinheiro e cada paleta custa 5.500 COP. Depois a Plaza Santo Domingo que embora menor do que imaginava achei mais agradável que a de Bogotá.
Depois de muito andar no sol escaldante precisávamos nos hidratar um pouco e foi nessa hora que nos deparamos com um local temático super inusitado chamado KGB perto do Parque Fernandez de Madrid, se tiver passando por lá dê uma conferida.
A intenção era almoçar num Restaurante chamado Chico e Rita que segundo informações do Google abria para almoço mas nunca que abriu. Essa é a parte boa de fazer uma pesquisa a fundo e ter plano A , B até Z algumas vezes (meu marido fala que exagero na marcação das estrelinhas kkk).
Nessa mesma rua fica um outro Restaurante que queria muuuito ter conhecido chamado de Mistura só que esse só abre para jantar, por favor quem estiver indo pra cidade vai lá por mim 🙂
Almoço ficou por conta da La Cevicheria, também muuuito bem falado e avaliado que realmente gostei muuito e recomendo. Já o marido não sei não… kkkk
Depois do almoço e de tanto sol voltamos para o hotel para tomar um pouco de fôlego para continuar o passeio e curtir um pouco a piscina.
A noite depois da chuva escolhemos o Restaurante Carmen para o jantar e que ESPETÁCULO de gastronomia, ouso dizer que foi o melhor restaurante de toda a viagem, experiência inesquecível e deliciosa. A começar pelo ambiente super aconchegante, romântico e um pouco sofisticado.
Possui opção de menu degustação e a la carte e sugiro fazer reserva, quase não conseguimos. Mesmo com chuva já estava lotado no interior e ficamos na parte exterior num terraço muito agradável.
A primeira impressão já foi maravilhosa, depois começaram a vir as cortesias do chef e o garçom que estava nos atendendo foi excepcionaaal, gente do céu, que atendimento perfeito, super atencioso e simpático, explicou todo o menu, perguntou se tinha alergia a algo antes de fazer indicação de prato enfim…. incrível.
Dia 4: Cartagena
Chegou o dia do aniversariante e bem nesse dia tivemos que mudar todo o nosso roteiro devido a um imprevisto. O roteiro era fazer um passeio para Playa Branca e Ilhas do Rosário porém devido a um email que recebemos da Avianca alterando nossas passagens da viagem para San Andres fazendo a gente perder um dia voltando para Bogotá, tivemos que sair pra resolver essa questão numa agência da Avianca perto do hotel mesmo.
Só não ficamos mais chateados porque conseguimos comprar outra passagem até mais barata pela Latam e sair mais cedo de Cartagena chegando mais cedo em San Andres.
O aniversariante que escolheu tudo no dia, não queria contrariar então o café foi no hotel, depois resolvemos essas questões da passagem e o almoço foi no El Corral, melhor hambúrguer da Colômbia, não podia faltar né gente. Depois caminhada pela orla.
Na volta para hotel uma surpresa bem legal… Feliz Cumpleaños 🙂
Fomos conferir o Pôr do Sol no Café Del Mar indicado em praticamente todas as postagens que eu li. Realmente muito lindo e agradável, não necessariamente você precisa sentar no Café pois paga pela consumação, tem a mesma vista na muralha.
Para encerrar o dia do aniversariante o Restaurante 1621 foi o escolhido para o jantar especial, ficou uma situação bem difícil. Foi uma noite excelente, o restaurante é também um pouco sofisticado porém não superou o Carmen.
Assim foi nossa última noite em Cartagena, gostamos muito da cidade, principalmente a parte gastronômica que muito nos interessa. Fui surpreendida positivamente em todas as experiências.
Vou finalizado a postagem por aqui para não ficar mais extensa do que já esta (tudo isso porque ia ser sucinta mas não tem jeito, quero compartilhar tudo, contar tudo e mostrar tudo kkkk).
Próxima postagem falo da despedida de Cartagena e Chegada em San Andres.
Beijinhos e que Deus nos abençoe sempre
Taty Guimarães
1 Pingback