Oi gentee,
Pense num evento que fico contando os dias pra chegar logo é esse Festival Gastronômico de Taquaruçu só para saber as novidades e a criatividade dos chefs na elaboração de pratos utilizando os ingredientes locais que são super deliciosos ( tirando o pequi claro, não me julguem kkkk) 🙂
O Festival acontece esse ano de 06 a 10 de setembro e como já falei nessa postagem aqui, cada dia tem uma atração musical diferente, artesanato, Cozinha Show com participação de chefs palmenses e de outras regiões do Brasil mas, sem dúvida a parte mais esperada é do circuito gastronômico com várias delícias para experimentar.
Vi na minha postagem do ano passado sobre o festival que tinham 69 pratos no circuito, esse ano teve uma diminuída para 49 pratos ( contando com os food trucks que estão tomando conta da cidade).
Desses 49 pratos, 12 são pratos doces, 19 comidinhas salgadas, 14 pratos salgados e 4 Food Trucks participando.
Minha primeira observação quando vi a descrição de todos os pratos participantes é que dessa vez não teve muita criatividade na escolha dos pratos para participarem ooou a pessoa/comissão era muuuito fã de carne de sol. 🙂
Das 19 comidinhas salgadas, 14 tinham como ingrediente carne de sol ou carne seca. Dentre os 14 pratos salgados, 7 eram com carne de sol e dos 4 food trucks, 3 tinham carne de sol ( o quarto era uma panqueca doce kkk).
Deixando essa minha observação chata de lado, vamos ao que interessa… vou mostrar pra vocês tudo que experimentamos e o que eu achei de cada prato 😉
Prato 1: Lasanha Boa Massa
Iniciamos a nossa degustação com a Lasanha Boa Massa, obra do Chef Felipe Ferreira da Cantina Boa Massa, excelente restaurante aqui de Palmas e o prato não poderia ser diferente.
Trata-se de lasanha de carne de sol desfiada com massa artesanal ao molho de abóbora cabotia e castanhas baru por cima. Simplesmente uma delícia e vem uma porção super generosa (R$ 10,00). Achei muito saboroso, a massa estava maravilhosa, só queria sentir mais o gosto da abóbora no molho que fica meio despercebido (André que gosta quando não sente o gosto dos ingredientes diferentes) comeria novamente e super indico. Inclusive já até votei nele no site e o prato estava em primeiro lugar, tem tudo pra ganhar… estou na torcida 😉
Prato 2: Pastel de File de Peixe a Parmegiana
Foi a segunda comida que degustamos, pastel recheado com peixe empanado, queijo e molho de tomate. Gostoso, nada marcante, comida ok. Mas estava como o segundo mais votado entre as comidinhas quando vi no site só não sei se indicaria como prato imperdível.
Prato 3: Lampião
Comidinha salgada mais votada e que realmente merece os votos. Salgadinho feito com massa de banana da terra recheado com carne de sol e creme de palmito babaçu, empanado na farinha de milho flocada e acompanhado com molho barbecue de jenipapo ( quando André ouviu o nome jenipapo 😛 já fez aquela cara kkkk maaas acabou experimentando ) 🙂
Uma delícia, super indico viu . Ahh… eles estavam servindo também uma outra comidinha deliciosa e que foi premiada festival passado chamada Maria Bonita.
Prato 4: Hamburguer com molho de cajá
Confesso que só decidi experimentar porque a fila estava gigante ( geralmente é bom sinal) pois o especialista em hamburguer do blog/meu marido, disse que com molho de cajá ele não ia comer. Eu não podia ficar com essa dúvida na minha cabeça não é mesmo kkk
Então encarei a fila para o hamburguer gourmet com cebolas caramelizadas, queijo, tomate, alface e molho especial de cajá. E superou as expectativas e pasmem, meu amor experimentou e super aprovou maaaas, advinhem porque?
Porque quase não tinha molho de cajá 🙁 não dava para sentir o gosto de cajá, só lááááá no finalzinho e eu estava tão curiosa com essa combinação. Mas o pouco que senti achei beeem interessante.
Porém, mesmo com esse detalhe foi uma das melhores comidas que experimentei e comeria novamente ( pediria para colocar mais molho no caso kkk).
DE-LI-CI-O-SO
Prato 5: Panelinha Cremosa Tocantinense
Para encerrar a parte salgada da degustação meu amor escolheu essa panelinha cremosa com costelinha de porco, carne de sol, linguiça, feijão de corda, palmito de babaçu e queijo coalho.
Como puderam ver…muuuitas coisas que não posso comer devido alergia mas, experimentei um pouquinho e não gostei. Não aprovei nenhum pouquinho… só que incrivelmente está em 4º lugar na votação dos pratos salgados.
Os outros pratos salgados mais votados além desse e da lasanha boa massa são Surpresa do Cerrado ( Carne de sol, creme de milho, queijo e banana) e Peixe Tropical da Serra (Peixe grelhado com molho de maracujá e arroz), se eu pudesse voltar no tempo escolheria um desses dois 🙂
Vocês terão essa oportunidade, já façam as anotações kkkk
Prato 6: Torta Doce Flor do Campo
Tenho que admitir que primeiramente o prato me ganhou pela apresentação mais linda e fofinha de todos e depois pelo sabor, aí me conquistou por completo. Geeenteee que delícia de sobremesa, pena que a porção achei pequena, comeria em quantidades absurdas.
Trata-se de uma torta em formato de flor com creme de abacaxi e coco babaçu, morangos para decorar e uma bola de sorvete de abacaxi para deixar beeem refrescante. Está entre as mais votadas dentre os pratos doces, se eu fosse você não deixava passar.
Os outros doces que vou mostrar comprei para levar para casa e experimentar com caaalmaaa… Não dá pra comer tudo de uma vez né gente kkkk
Prato 7: Geladinho Caipira
Geladinho gourmet elaborado com abóbora cozida, leite condensado e leite de coco babaçu. Aindaa não experimentei genteee… vou levar amanhã para o plantão. Mas tenho absoluta certeza que dessa combinação só pode sair algo muuuito bom e além do mais está como 4º mais votado .
Minha colega de plantão amanhã vai se dar bem (hein Milla Bernardes kkk) pois o valor de R$8,00 é uma embalagem com 2 unidades. Levando amanhã para nossa sobremesa 🙂
Prato 8: Verrine de Cupuaçu
Só porque sou muito fã de cupuaçu meiszmoo… sobremesa com camadas de mousse de cupuaçu com coco babaçu crocante. Ainda não experimentei. Mas assim que provar atualizo aqui pra vocês.
Prato 9: Pão de mel Fit de Cupuaçu
Para finalizar essa comilança inteira kkk para desencargo de consciência, a pessoa escolhe um Pão de Mel sem açúcar feito com Whey (cara do meu irmão kkkk) e farinha de linhaça e recheado com geléia de cupuaçu.
Além do pão de mel eu tinha direito a escolher outro bolo e escolhi um brownie low carb. Aproveitei e pedi um suco detox (deveria pedir uns 5 litros no mínimo kkkk).
Ameeei o suco, não aguentei chegar em casa para provar, ele estava tão geladinho. Agora o pão de mel, só amanhã mesmo, hoje realmente sem condições.
E foi isso gente, ainda dá tempo de aproveitar o Festival que vai até domingo. Vou deixar umas dicas aqui dos mais votados (fora os que já falei) e aqueles que me arrependi de não ter experimentado:
Pratos doces: Caixinha de brigadeiro gourmet (1º mais votado), Cajurá da Serra/Mousse de maracujá com castanhas (2º mais votado) e Gelado Taquaruçu/ mousse de coco babaçu, calda de cupuaçu e castanhas (3º mais votado). Mas não esqueça do pão de mel (4º) e do geladinho caipira (5º).
Comidinhas salgadas: além do Lampião e do hamburguer acho que vale a pena o rolinho de chambari (vi muitas pessoas elogiando) e o baguetão de Chambari (3º mais votado). Tinha um Pirata do Sol maaas…sei não.
Pratos salgados: além da lasanha boa massa (1º mais votado), queria ter experimentado a Surpresa do Cerrado (2º), Peixe Tropical (3º) e André quase experimentou o Bem Bolado (carne de sol com farofa de abacaxi e banana).
Ahh… já ia esquecendo, dentre os food trucks o melhor disparado é o Up Food, não tem erro, o sanduíche tocantinense então… o melhor de todos. Não comi no festival porque já conhecia de outras experiências gastronômicas 🙂
Divirtam-se sem moderação 🙂
Beijinhos e que Deus nos abençoe sempre
Taty Guimarães
Milla
Sempre espero minha amiga chef para degustar depois rs Melhores dicas…
adminstrador
e ainda teve o privilegio de ter uma previa no plantao… bjinhos